Angola dá passo importante na saúde materno-infantil
Sílvia Lutucuta, reconheceu o facto durante a cerimônia de abertura do 1º Congresso de Bancos de Leite Humano dos Países de Língua Portuguesa, que decorre de 13 a 16 de Maio de 2024, sob o lema, "O Banco de Leite Humano: Estratégia de Segurança Alimentar e Nutricional para o Recém-Nascido de Risco e Lactentes”.
Para a governante angolana, este evento representa um marco importante na aceleração da promoção e protecção da saúde materno-infantil, contribuindo para o alcance das Metas e dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.
A ministra deixou claro que evidências científicas das doenças provocadas pelo desmame precoce, comprovaram o aumento da mortalidade infantil e da desnutrição, o que de certa forma, deu origem a novas pesquisas sobre os benefícios da amamentação para o binómio mãe-filho.
Por sua vez, a ministra de Estado para a Área Social, Dalva Ringote Allen, destacou o distinto momento nas relações entre os governos de Angola e do Brasil em parceria com o Secretariado Executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (SECPLP).