Tragédia no Bié. 12 mortos e 29 feridos em acidente de viação
Um acidente de viação provocou esta terça-feira 12 mortos e 29 feridos graves. O acidente aconteceu na comuna do Cunje, província do Bié, nas imediações do rio Cuito e envolveu uma motorizada de três rodas e um camião, segundo a Televisão Pública de Angola.
Uma moto-táxi terá capotado e um camião desgovernado atropelou várias pessoas que se encontravam no local do acidente a assistir aos trabalhos de socorro às vítimas.
Os feridos graves foram encaminhadas para o Hospital Walter Stranguay.
Os acidentes de viação são a segunda causa de morte em Angola, depois da malária, continuando a ser uma preocupação para as autoridades angolanas. A má qualidade das estradas e do parque automóvel, o não cumprimento generalizado das regras de trânsito e o fraco controlo destas contribuem muito para os números de sinistralidade muito elevados. Factores determinantes para esta situação são o excesso de velocidade, a condução sob o efeito do álcool, a não utilização de capacetes pelos motociclistas e de cintos de segurança e sistemas de retenção para crianças nos automóveis.
Mortes na estrada em África aumentam
Hoje mesmo, a Organização Mundial da Saúde (OMS) revelou que, numa década, houve um aumento de 17% das mortes por acidentes rodoviários em África, enquanto a taxa diminuiu 5% a nível mundial no mesmo período de tempo.
África "tem apenas 15% da população mundial e 3% dos veículos do mundo, mas teve 225.482 mortes na estrada em toda a região em 2021", escreveu a agência das Nações Unidas no seu relatório de segurança rodoviária de 2023 para o continente.
Trata-se de um brutal aumento de 17% das vítimas mortais entre 2010 e 2021, afirmou o representante da OMS no Quénia, Abdourahmane Diallo, no lançamento do relatório elaborado com a colaboração de 47 países africanos.
Foto: Jornal de Angola