sáb, 07 dez 2024
Internacional

O golpe quase fatal de Obama na candidatura de Biden

O super-influente Barack Obama poderá ter dado a machadada final na candidatura de Joe Biden à presidência dos Estados Unidos. O ex-presidente afirmou que Biden deveria “considerar seriamente” se quer continuar com a candidatura. Em conversas com outros membros influentes do partido democrata, o antigo líder da Casa Branca pôs em causa a viabilidade do atual candidato democrata a um segundo mandato.


A agência de notícias Bloomberg revelou que Obama tem dito que o caminho de Biden para a vitória "diminuiu muito" e receia o facto de Donald Trump estar a liderar as sondagens como favorito à Casa Branca. 

Obama falou com o seu amigo Biden apenas uma vez após o debate com Trump, cuja prestação desastrosa de Biden abriu a crise na sua campanha. Mas o antigo presidente tem sido claro nas suas conversas com aliados de que o futuro da candidatura de Biden é uma decisão que só pode ser tomada pelo próprio, demarcando-se assim da ideia instaurada de que só Obama pode influenciar o processo de decisão de Biden.

Segundo a Bloomberg, o antigo presidente insistiu em que a sua preocupação é "proteger Biden e o seu legado". Nas conversas secretas com membros da Casa Branca, Obama admitiu que, apesar de Biden ter sido até agora um "grande presidente", o caminho percorrido até ao momento pode estar em perigo "se os republicanos" tomarem conta do poder no próximo ano.