Presidente das Comores ferido num ataque com uma faca
O Presidente das Comores, Azali Assoumani, de 65 anos, foi ferido ontem num atentado, informou o Governo, enquanto três outras fontes próximas da Presidência afirmaram que Azali foi esfaqueado e ficou ligeiramente ferido.
"O Chefe de Estado foi vítima de um ataque em Salimani-Itsandra", nos arredores de Moroni, a capital, disse a porta-voz do Executivo, Fatima Ahamadael.
"Graças a Deus, a vida dele não está em perigo", acrescentou.
Segundo uma fonte próxima do Presidente das Comores, “Azali Assoumani foi levemente ferido por uma faca enquanto assistia a um funeral, mas nada de grave".
A mesma fonte adiantou que o agressor, um polícia recrutado em 2022, foi preso, enquanto uma outra fonte relatou que "o Presidente recebeu os cuidados adequados. Ele está fora de perigo".
Segundo a agência France-Presse, o autor do ataque morreu na sexta-feira, anunciou hoje o procurador de Moroni, durante uma conferência de imprensa na capital do pequeno arquipélago do Oceano Índico.
"Foi isolado numa sala para que se pudesse acalmar, depois da sua detenção. Os investigadores encontraram-no esta manhã inanimado. Um médico declarou o seu óbito", afirmou o procurador Ali Mohamed Djounaid, no tribunal de Moroni.
"Foi aberta uma investigação para determinar as causas" da sua morte, acrescentou.
Azali, um antigo militar que tomou o poder através de um golpe de Estado em 1999, foi reeleito presidente em Janeiro, mas as eleições foram largamente contestadas e dos protestos que se seguiram resultaram vários mortos.