Ucrânia lança ataque de drones em larga escala dentro da Rússia
Foi um dos maiores ataques de drones ucranianos dentro da Rússia desde o início da guerra, em fevereiro de 2022.
Mais de 140 drones ucranianos atingiram várias regiões russas durante a última madrugada, incluindo Moscovo, a capital. Uma mulher morreu e três pessoas ficaram feridas na cidade de Ramenskoye, perto de Moscovo.
Nesta cidade, os drones ucranianos atingiram dois edifícios residenciais e provocaram alguns incêndios.
O ataque obrigou as autoridades russas a encerrarem temporariamente três aeroportos em Moscovo: Vnukovo, Domodedovo e Zhukovsky. 48 voos foram desviados para outros aeroportos, informou a autoridade russa da aviação civil.
Ainda em Moscovo, os destroços de um drone caíram sobre uma casa nos arredores, mas ninguém ficou ferido.
Moscovo diz que abateu 144 drones ucranianos
O ministério da Defesa russo anunciou que abateu 144 drones ucranianos em nove regiões russas, não só as que fazem fronteira com a Ucrânia, mas também outras mais no interior da Rússia. A maior parte dos drones terão sido destruídos na cidade de Bryansk, onde as forças de defesa russas abateram 72 destes aparelhos não tripulados. Seguiu-se Moscovo, onde foram abatidos 20 drones e Kursk, onde a Ucrânia terá perdido outros 14.
Este tipo de ataques de grande escala da Ucrânia contra a Rússia tem vindo a aumentar. A 1 de setembro, a Rússia disse que intercetou 158 drones ucranianos sobre uma dúzia de regiões dentro do seu território. Esse foi o maior ataque de drones ucranianos desde o início da guerra.