dom, 10 nov 2024
Economia

Banca aumenta volume de divisas compradas

Os bancos comerciais compraram, no primeiro semestre, divisas equivalentes a 5076,2 milhões de dólares, um acréscimo de 29,3 por cento comparativamente ao semestre anterior, segundo o relatório de Evolução do Mercado Cambial, do Banco Nacional de Angola(BNA).

O documento, publicado, ontem, no site do BNA destaca que, à excepção do sector diamantífero, os demais sectores disponibilizaram aos bancos divisas em montantes superiores, colocando o Sector Petrolífero (2.175,9 milhões de dólares), e o Tesouro Nacional (924,5 milhões), como principais provedores de divisas no mercado.

O documento assinala que o montante conseguido representa uma queda de 14,.4 por cento, na comparação homóloga.

O sector petrolífero manteve-se na liderança dos provedores de moeda estrangeira, com um peso de 42,9 por cento, seguido dos outros sectores com 19,9 por cento, do Tesouro Nacional com 18,2 por cento e do sector diamantífero com um peso de 13,3 por cento.

Com a liberalização do mercado cambial, o BNA deixou de ser o principal provedor de moeda estrangeira, tendo as suas vendas representadas, no período em análise, cerca de 5,7% do total comprado pelos bancos.

O documento revela ainda que, a taxa de câmbio do Kwanza em relação ao Dólar dos Estados Unidos registou uma estabilidade na primeira metade do semestre e uma depreciação na segunda, tendo encerrado o período com uma depreciação acumulada de 2,9 por cento.