seg, 16 set 2024
Economia

Trabalhadores do ministério das pescas voltam à greve no dia 12 do corrente

Os trabalhadores do Ministério das Pescas estão aflitos preparam-se para a segunda fase da greve a ser declarada no próximo dia 12 do corrente. Em causa está o não cumprimento dos pontos constantes do caderno reivindicativo do sindicato.

Falando na manhã desta quarta-feira 07, à Rádio Tocoísta, a secretária para as finanças e assuntos sociais do sindicato dos trabalhadores fez saber que o sindicato está a reivindicar a regularização dos eventuais contratados e nomeados para os cargos de direção e chefia à margem da lei da base da função pública; a regularização dos contratos; a Inscrição no SIGF e a entrada imediata dos trabalhadores no regime de funcionários públicos.

Eugenia Xiribimbi destacou por outro lado a Incongruência observada no estatuto orgânico do Ministério das Pescas e Recursos Marinhos, onde, segundo revelou, foram extintas as áreas administrativa, ou seja, as classes base, ensino e técnico médio, técnico administrativo, pois no novo estatuto não constam os institutos e essas classes .

O sindicato de trabalhadores do ministério das pescas e recursos marinhos apresentou 14 pontos no seu caderno reivindicativo, porém, conforme fez saber Eugenia Xiribimbi, sete desses pontos são de carácter obrigatório e esperam vê-los resolvidos.