seg, 16 set 2024
Internacional

Irão ameaça com ataque esmagador a Israel nas próximas horas

O Irão e o Hezbollah poderão atacar Israel nas próximas 24 a 48 horas em retaliação pelo assassinato dos principais líderes do Hamas e do grupo libanês, na semana passada. O aviso foi feito esta segunda-feira pelo secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, na reunião do G7.

Ao mesmo tempo que garante que não quer uma escalada da tensão no Médio Oriente, o Irão promete vingança, dizendo que   a punição de Israel é inevitável.

Um ataque "esmagador e inteligente" é como o Parlamento iraniano afirma que vai punir o Estado Israelita, que, por sua vez, prometeu responder na mesma moeda. Uma escalada que poderá mergulhar o Médio Oriente numa guerra com consequências imprevisíveis.

Por seu lado, Washington pede contenção e assegura que está a tentar evitar essa escalada do conflito. E, enquanto o Irão ameaça atacar Israel com uma força sem precedentes, os Estados Unidos organizam em Doha, no Qatar, uma coligação com a Grã Bretanha e a França e vários países árabes para proteger Israel, tal como tinha acontecido no dia 14 de abril.