seg, 16 set 2024
Internacional

Líder do Hamas assassinado no Irão

O líder do Hamas foi morto num ataque aéreo no Irão. O Hamas responsabilizou Israel pela morte de Ismail Haniyeh, líder do gabinete político da organização.  Ismail Haniyeh, foi assassinado esta quarta-feira no Irão. Líder do Hamas assassinado no Irão. Grupo responsabiliza Israel
“O irmão líder, mártir combatente Ismail Haniyeh, líder do movimento, morreu em resultado de um ataque traiçoeiro sionista numa residência em Teerão,” disse em comunicado. Líder do Hamas assassinado no Irão. Grupo responsabiliza Israel.

Os Guardas da Revolução, divisão ideológica das Forças Armadas do Irão, também já tinham avançado que o chefe do Hamas e um guarda-costas tinham morrido num ataque na capital iraniana, horas depois de ter participado na tomada de posse do novo Presidente do país. O ataque à “residência especial” para veteranos de guerra no Norte de Teerão, onde Haniyeh estava hospedado, deu-se cerca das 2h da manhã. O edifício terá sido atingido por um míssil.

O Presidente do Irão, Masoud Pezeshkian, disse que “defenderá a sua integridade territorial, dignidade, honra e orgulho, e fará com que os ocupantes terroristas se arrependam do seu acto cobarde.”

Já o líder supremo do Irão, Ali Khamenei, ameaçou “castigar” Israel pela morte do de Haniyeh. “Com este acto criminoso e terrorista, o regime sionista preparou o terreno para um duro castigo e consideramos que é nosso dever vingar o assassinato em território da República Islâmica do Irão”, disse em comunicado enviado à agência de notícias IRNA.

Por seu lado, o primeiro-ministro e o ministro da Defesa de israel recusaram-se a comentar o assunto, mas o gabinete de imprensa do Governo publicou uma imagem de Haniyeh no Facebook com a palavra “eliminado” escrita na testa.

Ismail Haniyeh era líder do Hamas desde 2017 e dava a cara pelo movimento palestiniano nas negociações desde o início da guerra na Faixa de Gaza.