SpaceX lança missão Polaris Dawn que vai permitir passeio espacial de civis
A SpaceX lançou com sucesso esta terça-feira o foguetão Falcon 9, cuja missão, Polaris Dawn, vai contemplar pela primeira vez um passeio espacial realizado por civis. A missão inclui o piloto Scott Poteet, e Sarah Gillis e Anna Menon da SpaceX, além do multimilionário Jared Isaacman. Gillis e a Isaacman foram os escolhidos para realizar o passeio espacial.
Durante os cinco dias da missão Polaris Dawn, a tripulação realizará 36 experiências - que incluem não só nova tecnologia da Starlink, como também os efeitos do espaço no corpo humano.
O Falcon 9 usado nesta missão Polaris Dawn descolou por volta das 10:25 e separou-se com sucesso do propulsor poucos minutos depois.
Às 10:32 o propulsor regressou à Terra e pousou sem dificuldades. O objetivo é que o propulsor seja utilizado novamente em missões futuras.
Pesquisas científicas na área da saúde
Enquanto estiver em órbita, a tripulação conduzirá pesquisas científicas projetadas para promover tanto a saúde humana na Terra quanto nossa compreensão da saúde humana durante futuros voos espaciais de longa duração. Isso inclui, mas não está limitado a:
- Utilização de ultrassom para monitorar, detectar e quantificar êmbolos gasosos venosos (VEG), contribuindo para estudos sobre prevalência humana de doença de descompressão;
- Reunir dados sobre o ambiente de radiação para entender melhor como a radiação espacial afeta os sistemas biológicos humanos;
- Fornecimento de amostras biológicas para análises multiômicas para um Biobanco de longo prazo;
- Pesquisa relacionada à Síndrome Neuro-Ocular Associada ao Voo Espacial (SANS), que é um risco fundamental para a saúde humana em voos espaciais de longa duração.