Florbela Malaquias é candidata única à presidência do PHA na Iª Convenção Nacional
Acomissão preparatória da Iª Convenção Nacional do Partido Humanista de Angola (PHA), marcada para o dia 30 de Agosto de 2025, aprovou Florbela Malaquias como candidata única à presidência do partido.
Segundo Anderson Diogo, responsável pela comissão de recepção e validação de candidaturas, a militante Savemba Luís Martinha Cassula não reuniu os requisitos necessários, por não apresentar manifesto eleitoral e pela ausência da lista com 50 subscritores, delegados credenciados com cópias dos respectivos bilhetes de identidade.
O PHA enfrenta uma crise interna, com uma ala do partido que recentemente destituiu Florbela Malaquias da presidência durante uma reunião extraordinária. Essa ala alegou que, após as eleições gerais de 2022, Florbela Malaquias promoveu uma reestruturação interna, nomeando membros da direção para a Comissão Nacional Eleitoral (CNE) sem deliberação da Comissão Política Nacional, órgão máximo entre congressos.
Diante desta situação, a ala recorreu ao Tribunal Constitucional (TC), que até o momento ainda não se pronunciou sobre o caso.
Nas eleições gerais de 2022, o PHA conseguiu eleger dois deputados à Assembleia Nacional.