qui, 19 set 2024
Sociedade

MPLA promove Palestra sobre a dimensão Política de Neto

A vice-presidente do MPLA, Luísa Damião, orienta hoje, no Complexo Turístico Futungo II, em Luanda, uma actividade  alusiva ao 102º aniversário do fundador da nação, António Agostinho Neto, a assinalar-se no dia 17 deste mês de Setembro.

O evento tem como objectivo principal enaltecer e divulgar o contributo de Agostinho Neto na História do MPLA e de Angola, salientando o papel de vanguarda do partido, enquanto Movimento de Libertação na Luta pela Independência Nacional.

Entre outros propósitos, o acto visa informar a juventude o quanto custou a liberdade e a paz ao povo angolano, tendo como exemplo o Presidente António Agostinho Neto.

Contribuir para o enriquecimento do conhecimento histórico da juventude sobre a História do MPLA e de Angola, bem como enaltecer o espírito patriótico na preservação da independência, da paz e do desenvolvimento económico e social, constam da finalidade do evento.

A cerimónia reserva uma palestra sobre a "Dimensão Cultural e Política de António Agostinho Neto”, que terá como orador o secretário do Bureau Político do MPLA para Reforma do Estado, Administração Pública e Autarquias, Mário Pinto de Andrade, numa moderação do Professor António Francisco Quino. Nascido a 17 de Setembro de 1922, na aldeia de Caxicane, concelho de Catete, então distrito de Luanda, hoje administrativamente pertencente à província de Luanda, António Agostinho Neto faleceu a 10 de Setembro de 1979, em Moscovo, por doença.

A data do seu nascimento foi consagrada como Dia do Fundador da Nação e do Herói Nacional, como forma de manter presente os princípios, ideais e ensinamentos daquele que a 11 de Novembro de 1975 proclamou, perante a África e o Mundo, a Independência de Angola.

Actos alusivos ao dia 17 de Setembro decorrem até 20 deste mês, em todos os Comités Provinciais do Partido, Universidades e Escolas do II Ciclo, Municípios e Bairros. As festividades sobre Agostinho Neto decorrem sob o lema "17 de Setembro, com os ideais de Neto, construamos uma economia forte e dinâmica