qui, 21 nov 2024
Sociedade

Preço dos pacotes de televisão por subscrição vão aumentar em 25% a partir de Setembro

O preço dos pacotes de televisão por subscrição vai aumentar até 25 por centro a partir de agora, ou seja, a TV Cabo, DSTV e Zap têm ‘carta-branca’ para subir os valores dos pacotes.

A autorização é do governo angolano, que justifica a decisão com o impacto negativo da inflação e da variação cambial nos custos operacionais e na manutenção das redes dos operadores prestadores dos serviços de televisão por subscrição.

De acordo com o Instituto Angolano das Comunicações (INACOM), o aumento responde aos pedidos das operadoras que manifestaram recentemente pretensão de aumentar o preço dos serviços justificando com a necessidade de cobrir a desvalorização cambial.

Segundo o INACOM, a falta de um aumento do preço dos pacotes pode “colocar a sustentabilidade financeira das operadoras em risco e comprometer o fornecimento dos serviços com a qualidade desejada dos consumidores”.

Como medida de apoio aos consumidores de baixos rendimentos ou com necessidades sociais especiais das operadoras, o INACOM indica que as operadoras devem fornecer um pacote básico de televisão composto no mínimo com 10 canais audiovisuais. A prioridade é para os serviços públicos de televisão TPA e  TV Zimbo, com a inclusão dos canais de rádio da RNA.