qui, 21 nov 2024
Sociedade

Sistema de ensino digital abrange 1.100 escolas primárias em todo o país

Mil e 100 escolas primárias de todas as províncias do país beneficiam, a partir do próximo ano lectivo, do programa de digitalização do sistema educacional, através do uso das novas tecnologias, anunciou, quarta-feira, em Luanda, a ministra da Educação, Luísa Grilo.

 Ao intervir durante o Simpósio Internacional de Avaliação Educativa, que decorreu sob o lema “ Mil Caminhos, um Percurso, Múltiplas Aprendizagens”, a governante garantiu que as instituições de ensino recebem equipamentos tecnológicos, particularmente computadores com acesso à internet para auxiliar no processo das aulas.

Luísa Grilo explicou que o evento teve como objectivo promover uma reflexão sobre os métodos e desafios da avaliação educacional nos países como Angola, Brasil, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe Botswana. De acordo com a ministra da Educação, o programa visa, fundamentalmente, assegurar que os professores aliem recursos tecnológicos aos métodos tradicionais de ensino, tendo em vista a criação de um processo de aprendizagem híbrido e eficiente.

 Apesar de o país contar com uma rede de infra-estruturas significativas, a governante frisou que o uso das tecnologias no ensino primário é, ainda, bastante limitado, principalmente, nas zonas rurais, onde a disponibilidade da energia continua a ser um grande desafio “, afirmou a ministra da Educação .

Luísa Grilo ressaltou a importância do encontro para a implementação de um sistema nacional de avaliação, cuja finalidade é comparar o aprendizado entre alunos de áreas urbanas e rurais, assim como de estudantes de diferentes classes económicas.

 A ministra destacou que a Avaliação Educativa é fundamental para o desenvolvimento de um sistema educacional que atenda às necessidades do país, tendo em conta que as amostras actuais representam a capacidade de leitura e cálculo nos alunos da 2.ª, 5.ª e 8.ª classes, servindo como base para medir a proficiência nas habilidades de interpretação de texto e resolução dos problemas.

Luísa Grilo enfatizou a importância do processo, com vista ao alcance dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) relacionados com a educação de qualidade, com a meta de garantir que crianças e jovens atinjam um nível mínimo de proficiência em Leitura e Matemática.