sex, 18 out 2024
Internacional

Última Hora! Hezbollah confirma morte do seu líder, eliminado por Israel

O Hezbollah confirmou este sábado que Israel matou o seu líder Hassan Nasrallah num ataque aéreo. O grupo disse que Nasrallah foi morto num “traiçoeiro ataque aéreo sionista nos subúrbios do sul”.

O grupo pró-iraniano disse que seu líder “se juntou aos seus companheiros mártires”, acrescentando que “continuaria a guerra santa contra o inimigo e em apoio da Palestina”.

Já o exército israelita escreveu que "Hassan Nasrallah deixará de aterrorizar o mundo".

A morte ocorreu durante um ataque aéreo massivo de Israel contra a “sede central” do Hezbollah no sul de Beirute na sexta-feira.

Quem era Hassan Nasrallah

Número 1 e principal rosto do Hezbollah, Sayyed Hassan Nasrallah comandava o grupo extremista libanês desde 1992 e foi o responsável por levar o grupo, fundado para lutar contra Israel, para a vida política do Líbano.

O chefe do Hezbollah, Hassan Nasrallah, conduziu o grupo libanês durante décadas de conflito com Israel. Com o apoio do Irão, conseguiu tranformá-lo numa força militar com influência regional e, ele próprio, tornou-se uma das figuras árabes mais proeminentes das últimas gerações.

Nasrallah foi nomeado secretário-geral do Hezbollah em 1992, aos 35 anos, passando a ser o rosto de um grupo antes pouco conhecido e que foi fundado pelas Guardas Revolucionárias do Irão em 1982 para combater as forças de ocupação israelitas. Israel tinha matado o seu antecessor, Sayyed Abbas al-Musawi, num ataque de helicóptero.

Nasrallah comandou o Hezbollah quando as forças israelitas retiraram do sul do Líbano em 2000, terminando uma ocupação de 18 anos.

O conflito com Israel definiu amplamente a sua liderança. Nasrallah ganhou maior prestígio quando declarou "Vitória Divina" em 2006, após o Hezbollah travar 34 dias de combates com Israel, ganhando o respeito de muitos árabes comuns que cresceram a ver Israel derrotar os seus exércitos.

Um líder extremista e polémico que dividiu o mundo árabe

No entanto, Nasrallah foi-se tornando uma figura cada vez mais polémica e desestabilizadora do Líbano e do mundo árabe em geral, à medida que a área de operações do Hezbollah se alargava à Síria e não só, instrumentalizado pelo Irão xiita no seu conflito com as monarquias árabes sunitas aliadas dos EUA.

Nasrallah cresceu no bairro pobre de Karantina, em Beirute. A sua família é originária de Bazouriyeh, uma vila no sul do Líbano, predominantemente xiita, que hoje é o centro político do Hezbollah. E pertenceu a uma geração de jovens xiitas libaneses moldada politicamente pela Revolução Islâmica do Irão em 1979.

Antes de chefiar o grupo, Nasrallah lutava ao lado dos combatentes libaneses na linha de frente lda guerra contra o exército de ocupação de Israel. O seu filho adolescente, Hadi, morreu em batalha em 1997, uma perda que lhe conferiu maior legitimidade entre a sua base xiita no Líbano.