24/10 dia mundial do combate a poliomeilite; Em Luanda defende-se potencialização da rotina de vacinação
Com o objectivo de informar os jornalistas sobre os programas de combate a poliomielite, a Delegação Provincial da Saúde de Luanda, organizou hoje um encontro denominado matabixo com os Jornalistas.
A actividade foi relaizada no quadro do dia mundial de combate a poliomielite que hoje (24) se assinala.
Felismina Neto, coordenadora do programa de vacinação provincial, fez saber que a ideia é conjugar esforços para o combate a poliomielite.
A responsável defendeu a necessidade de se potencializar a rotina de vacinação, Felizmina Neto entende que a vacina de rotina é que vai resolver a situação dos surtos de grandes magnitudes.
“As campanhas ajudam quando temos notificação, é uma emergência, mas a rotina é contínua, então, potencializando a rotina evitaremos ter por exemplo, situações de surtos de sarampo, de tétano e outras doenças que são provenientes da vacinação” destacou. “A rotina é diária, nós realizamos um encontro metodológico e uma das recomendações foi que as unidades de saúde públicas e privadas funcionassem com regime de turnos, das 18h às 13h, das 13h às 18h, porque hoje por hoje as mulheres já trabalham fora de casa, então, deixar o final do dia para que se a mãe não pode, ir à vacina de manhã ir no período da tarde” concluiu.
O dia 24 de outubro marca o Dia Mundial de Combate à Poliomielite. A data homenageia o nascimento de Jonas Salk, líder da primeira equipe que desenvolveu uma vacina contra a doença. A efeméride serve como forma de conscientizar a população ao redor do globo sobre os perigos da poliomielite e a importância da vacinação.