Excesso de dívidas poderá levar África a uma neocolonização
A África arrisca-se a uma neocolonização por conta das altas dividas com os países ocidentais e orientais e as demais instituições financeiras mundiais.
O alerta foi feito nesta terça-feira 24, pelo Líder Espiritual Santidade Bispo Dom Mayamona, durante o encerramento do primeiro dia do ciclo de conferências das Jornadas Internacionais da Juventude JIJ.
Sua Santidade destacou que o desenvolvimento de África é condicionado por diversos factores, que considera serem resultado da fraca aposta no educação e na formação profissional pois, segundo considerou, "nenhum País pode desenvolver se não apostar na formação de quadro de facto, quando não se aposta de facto na formação e ensino investigativo não se cresce". Segundo notou o Líder Espiritual, em África o ensino é feito pensando simplesmente na empregabilidade, facto que impossibilita criar pesquisas que possam desenvolver o Continente, para o Lider Espiritual, os jovens africanos devem estudar e dedicarem-se a ciência e a formação tecnico-profissional para uma mudança do paradigma do continente.
De acordo com o Sua Santidade Bispo Dom Mayamona, das grandes potências mundiais não virá apoio para a África sem contrapartida comprometedoras.
Outro factor levantado pelo Líder Espiritual que poderá levar a África a uma neocolonização é o facto de" ter em seu solo matérias primas que fazem com que as grandes potências mundiais cobicem o continente", razão porque voltou a apelar a juventude a dedicarem-se com zelo na formação e capacitação constante, orando e trabalhando.