qui, 21 nov 2024
Cultura

Apresentador de televisão e empresário brasileiro Silvio Santos morre aos 93 anos e Lula decreta três dias de luto oficial

Um dos maiores nomes da história da televisão brasileira, o apresentador e empresário de televisão Silvio Santos, morreu este domingo aos 93 anos na cidade de São Paulo, no Brasil, segundo informou o canal de televisão SBT, do qual era proprietário.

"Viveu 93 anos para levar felicidade e amor aos brasileiros. A família está muito agradecida pelos mais de 65 anos de convivência", disse o SBT, estação de televisão fundada por Silvio Santos e dirigida atualmente pela sua filha, Daniela Beyruti.

Sílvio Santos morreu de broncopneumonia resultante de uma infeção pelo H1N1, segundo informou o Hospital Albert Einstein, em São Paulo.

"Em memória de Silvio Santos, decreto luto oficial de três dias no Brasil", anunciou Lula da Silva na rede social X. O Presidente brasileiro descreveu Silvio Santos como "a maior personalidade da história da televisão brasileira e um dos grandes comunicadores do país".

"Carioca, filho de imigrantes, Senor Abravanel, seu nome de baptismo, foi um empreendedor que iniciou a sua vida como vendedor ambulante e construiu uma grande rede de TV e empresas dos mais diversos sectores: financeiro, industrial e de comércio. Mas será sempre lembrado como Silvio Santos, o rosto e a voz dos domingos de milhões de brasileiros e brasileiras, querido pelas suas 'colegas de trabalho', como carinhosamente chamava as telespectadoras", escreveu Lula da Silva.

Silvio Santos nasceu em 12 de dezembro de 1930, no Rio de Janeiro, com o nome de Senor Abravanel, filho de um casal de judeus sefarditas greco-turcos que migraram para o Brasil após o fim do Império Otomano.

Começou a sua carreira no rádio na década de 1940, mas foi na televisão que alcançou fama quando estreou o seu primeiro programa em 1961, "Vamos brincar de forca", na TV Paulista.

Silvio Santos criou diversos programas de televisão ao longo da sua carreira, entre eles o "Programa Silvio Santos" era um dos mais antigos do país, que apresentava desde 1963.

Reconhecido ao longo da sua carreira com vários prémios e homenagens pela contribuição para a televisão brasileira, Silvio Santos recebeu, em especial, a Ordem do Mérito Cultural, em 2012.

Fotografia Instagram / SBT