qui, 19 set 2024
Internacional

Ataque à faca em Inglaterra mata três crianças

Uma menina portuguesa de apenas nove anos morreu no hospital, esta terça-feira de madrugada, após o ataque à faca na segunda-feira em Southport, Inglaterra. "Infelizmente confirmo essa informação. Trata-se de uma menina, filha de pais originários da região autónoma da Madeira. Residia em Southport e, de facto, foi vítima deste triste atentado", disse à Rádio Renascença o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário.

Com esta, são já três as crianças mortas no ataque realizado por um jovem de 17 anos a uma escola. Segundo a Polícia de Merseyside, "as crianças que morreram ontem eram meninas de seis e sete anos”.

Outras oito crianças sofreram ferimentos durante o ataque e cinco estão em estado crítico. Dois adultos estão, também, em estado crítico.

Atacante foi detido pelas autoridades

A Polícia capturou o agressor, um jovem natural de Cardiff, no País de Gales, que foi detido em Banks. Até ao momento, ainda não há uma explicação que justifique o ataque.

A chefe da polícia de Merseyside disse que “quando os polícias chegaram ao local, ficaram chocados ao ver que várias pessoas, muitas delas crianças, tinham sido vítimas de um ataque feroz e sofreram ferimentos graves.”  Foi um “crime chocante”, declarou. As autoridades estão a investigar o ataque como um caso de terrorismo.

As crianças estavam num evento inspirado na cantora norte-americana Taylor Swift, numa escola de música, quando o jovem agressor entrou no recinto e as atacou com uma faca. “Pensamos que os adultos ficaram feridos ao tentarem defender as crianças corajosamente”, disse ainda a chefe da Polícia local.

Governo da Madeira e primeiro-ministro português lamentaram o ataque

O Governo Regional da Madeira lamentou a morte da menina de nove anos, filha de madeirenses, no ataque no Reino Unido.

Enquanto o primeiro-ministro, Luís Montenegro, revelou "profunda consternação" pelo ataque "indescritível."

Luís Montenegro manifestou "as mais sentidas condolências" aos familiares das vítimas e ao Governo e ao povo britânicos, "em nome pessoal, do Governo de Portugal e do povo português".

Taylor Swift reagiu ao ataque

A famosa cantora norte-americana confessou-se “completamente em choque”, depois de ter sabido do assassinato das três crianças que participavam no evento de dança inspirada na sua música. “O horror do ataque de ontem em Southport está a dominar-me continuamente e estou completamente em estado de choque…” escreveu Taylor Swift no Instagram.

Quem era a criança portuguesa que morreu

A vítima de nacionalidade portuguesa chamava-se Alice Aguiar.

Alice nasceu em Inglaterra a 15 de outubro de 2014, estava inscrita no Consulado de Portugal em Manchester e era filha única. Os pais são naturais da Quinta Grande, na ilha da Madeira.

A pequena Alice morreu esta terça-feira de manhã no hospital em consequência dos ferimentos sofridos durante o ataque, informou a polícia de Merseyside em comunicado.