Cidade Santa de Ntaya completa hoje 62 anos desde a sua fundação em 1962
O Universo Tocoísta celebra hoje os 62 anos de fundação da cidade Santa de Ntaya, em Maquela do Zombo, aos 08 de Agosto de 1962 por Sua Santidade Profeta Simão Gonçalves Toco, sob orientação de DEUS.
A cidade de Ntaya é a sede Espiritual da Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo no Mundo (OS TOCOÍSTAS). É naquela cidade onde repousam os corpos sagrados do Fundador do Tocoísmo e Esposa, a Majestosa Mãe Dona Maria Rosa Toco.
Recentemente, a cidade acolheu milhares de fiéis vindos de toda parte do país e do mundo para as festividades das Jornadas Internacionais da Juventude Tocoísta
Historial sobre a data
Sua Santidade Profeta Simão Gonçalves Toco escolheu uma comissão constituída por oito pessoas, membros da Igreja, para fazerem parte da localização da terra ou área onde o povo deveria fixar residência. Foram escolhidos os seguintes irmãos:
1. João Mabinga-Binga ( Pai)
2. Miguel Nsie Nzambi
3. Pedro Kaila
4. Antonio Mamoyo
5. Mpembele ze Kisimbila
6. Sebastião Mayitina ( M’Bwanzambi)
7. Daniel Nsingi ( Nsingi ze Mantwá)
8. André Kidoda
Esta comissão andou com Sua Santidade Profeta Simão Gonçalves Toco nas matas, dias e noites, grandes distâncias, durante oito dias, atravessando rios. Depois de muito caminharem, graças a orientação de bússola espiritual, conseguiram atingir e identificar a bem aventurada localidade. Eis o que disse certa vez o Venerável Dirigente acerca do percurso:
“Depois de oito dias de caminhada nas matas, e quando chegamos ao local, ouvi uma voz dos céus, que dizia: simão, simão, já chegaste no local que o senhor teu deus preparou para o novo concerto. Daí mandei ajoelhar todos os oito anciãos que me acompanhavam a fim de fazermos uma oração. No fim da oração, perguntei de quem pertencia antigamente aquela área? No mesmo instante levantou-se o irmão pedro kaila, tendo respondido que pertencia-o, mas que entregaria ao senhor bom pastor, para o serviço de Deus.Estava assim descoberto no dia 8 de Agosto de 1962 aquela que é e será a CIDADE SANTA DO GRANDE REI.