Eleições nos EUA: Kamala lidera nos estados decisivos
Com uma liderança nacional média de três pontos, a candidata democrata Kamala Harris está à frente de Donald Trump nas intenções de voto em quatro estados decisivos, mas, noutros, os dois oponentes nas presidenciais norte-americanas estão quase empatados, indica a recente sondagem da CNN/SSRS, divulgada no domingo.
Pensilvânia é o estado que os analistas consideram essencial para decidir o próximo Presidente dos Estados Unidos, ao representar 19 votos no Colégio Eleitoral, e onde Kamala Harris fez campanha na última semana. A sondagem mostra que Harris e Trump estão empatados no mencionado, com 47 por cento das intenções de voto.
Isto significa que a Pensilvânia é um estado imprevisível, que pode cair para ambos os lados sem possibilidade de prever a tendência antes das eleições, a 5 de Novembro.
A sondagem CNN/SSRS em seis estados decisivos mostra que Kamala Harris vai à frente em quatro estados: Michigan, Nevada, Wisconsin e Geórgia, enquanto Donald Trump lidera no Arizona. Joe Biden venceu em todos esses estados em 2020.
Harris e Trump estão focados em influenciar eleitores indecisos. Harris está defendendo a democracia, enquanto Trump martela sua mensagem sobre imigração e inflação. Apesar do impasse nas sondagens nacionais, o que importa mesmo é o número de estados que cada um vence e quem fica com os estados mais populosos, já que o seu peso é maior no colégio eleitoral, cujos eleitores dão o voto final na eleição em dezembro de 2024.