seg, 16 set 2024
Internacional

Rússia lança dilúvio de fogo contra a Ucrânia num dos piores ataques desde o início da guerra

A Rússia realizou um ataque em larga escala contra a Ucrânia, lançando um dilúvio de fogo sobre 15 regiões com recurso a drones e mísseis de cruzeiro e balísticos.

Pelo menos sete pessoas morreram e outras 47 ficaram feridas em consequência dos ataques na Ucrânia, informou o Serviço de Emergência Estatal Ucraniano numa publicação no Telegram na segunda-feira. Entre os feridos, quatro eram crianças.

Foi um dos maiores ataques aéreos desde o início da guerra em 2022. A Rússia lançou 127 mísseis e 109 drones contra a Ucrânia durou mais de oito horas, disse o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky.

"Como a maioria dos ataques anteriores da Rússia, este é igualmente cobarde, tendo como alvo infraestruturas civis críticas", disse Zelensky, acrescentando que o presidente russo Vladimir Putin "só pode fazer o que o mundo permite que ele faça".

Os moradores de Kiev voltaram a abrigar-se nas estações de metro da  capital, cidade enquanto a Rússia lançava o ataque "massivo" por todo o país, escreveu numa rede sociail a vice-primeira-ministra, Olga Stefanishyna.

Kiev esteve entre as 15 zonas da Ucrânia atingidas pelo ataque, que aconteceu ao início da manhã de segunda-feira e continuou até à tarde, prolongando-se por, pelo menos, 12 horas, segundo revelaram as autoridades ucranianas.