Exército israelita recupera corpos de seis reféns mortos na Faixa de Gaza
Os corpos de seis reféns israelitas sequestrados pelo Hamas a 7 de outubro, incluindo um que até então era considerado vivo, foram recuperados numa operação noturna em Khan Younis, no sul da Faixa de Gaza, anunciou o exército (IDF) na manhã desta terça-feira.
Os seis tinham sido sequestrados e levados vivos para Gaza durante a invasão e massacre liderado pelo Hamas no sul de Israel em 7 de outubro de 2023, e foram mortos ao longo da guerra de 10 meses.
O primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, enviou condolências às famílias dos seis reféns e agradeceu aos soldados e comandantes do exército e do Shin Bet pela operação “determinada” que levou à recuperação dos corpos.
“O Estado de Israel continuará a fazer todos os esforços para devolver todos os nossos reféns — tanto os vivos quanto os mortos”, disse Netanyahu, que tem recebido acusações implacáveis de que não está a fazer o suficiente para garantir um acordo para salvar os reféns.
Operação decorreu depois de IDF receber informação sobre o local dos corpos
O IDF revelou que recebeu informações precisas que permitiram que as suas unidades, incluindo forças especiais da 98ª Divisão e membros da agência de segurança Shin Bet, fossem a um túnel específico em Khan Younis e recuperassem os corpos, durante uma nova ofensiva na cidade no sul da Faixa de Gaza.
Durante a operação, as tropas não enfrentaram nenhuma resistência dentro do túnel ou nas imediações, e os combates ocorreram apenas nas áreas vizinhas de Khan Younis, informou o IDF.