seg, 16 set 2024
Internacional

Quem são os reféns mortos na Faixa de Gaza e recuperados pelo exército israelita

Os reféns israelitas mortos na Faixa de Gaza tinham entre 51 e 79 anos. Os seus corpos foram  recuperados pelo exército israelita (IDF) numa operação militar noturna em Khan Younis, no sul da Faixa de Gaza. 

Os reféns mortos são Alex Dancyg, 75, Yagev Buchshtav, 35, Chaim Peri, 79, Yoram Metzger, 80, Nadav Popplewell, 51, e Avraham Munder, 78.

As mortes de Dancyg e de Buchshtav foram confirmadas pelo IDF no final de julho, enquanto Peri, Metzger e Popplewell foram declarados mortos pelo exército no início de junho. Os cinco terão morrido em Khan Younis no início de 2024, embora as causas da morte não sejam ainda conhecidas.

Quanto a Munder, não tinha sido declarado morto anteriormente pelo IDF, embora o exército tivesse algumas informações que motivavam preocupações sobre seu bem-estar.

105 dos 251 reféns sequestrados pelo Hamas permanecem em Gaza, incluindo os corpos de 34 mortos confirmados pelo IDF. O Hamas também mantém presos dois civis israelitas que entraram na Faixa de Gaza em 2014 e 2015, bem como os corpos de dois soldados que foram mortos em 2014.