qui, 03 abr 2025
Internacional

Hassan Nasrallah, líder do Hezbollah, era o alvo do mega-ataque de Israel esta tarde em Beirute

Israel está a verificar se o líder do Hezbollah, Hassan Nasrallah, estava na sede do grupo pró iraniano em Beirute quando o local foi atingido pela Força Aérea Israelita esta tarde, disseram fontes à imprensa israelita

As Forças de Defesa de Israel (IDF) disseram que atingiram a sede central do Hezbollah, construída sob prédios civis no subúrbio de Dahiyeh, em Beirute, mas não confirmaram se Nasrallah era o alvo.
No entanto, fonte próxima do Hezbollah citada pela AFP disse já que Nasrallah está "bem";

Oficial de segurança do Irão: Estamos verificando seu status

Teerão está também a verificar a situação do líder do Hezbollah, Hassan Nasrallah, disse uma alta autoridade de segurança iraniana à Reuters.

O Gabinete do primeiro-ministro de Israel informou que Benjamin Netanyahu aprovou o ataque aéreo à sede do Hezbollah em Beirute hoje, mais cedo, quando se encontrava no quarto do seu hotel em Nova Iorque.

O primeiro-ministro vai regressar a Israel mais cedo, anunciou entretanto o seu gabinete. Ele partirá de Nova Iorque hoje à noite às 20h00, hora local, após a greve massiva em Beirute hoje.

O ministro da Defesa israelita, Yoav Gallant, acompanhou o ataque das FDI ao quartel-general do Hezbollah em Beirute na sala de comando subterrânea da Força Aérea Israelita, disse o seu gabinete.

EUA negam conhecimento prévio do ataque

"Os Estados Unidos não tiveram aviso prévio do ataque israelita em Beirute e o secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, conversou com seu colega israelita Yoav Gallant enquanto a operação estava em andamento", disse um porta-voz do Pentágono. Esta declaração contraria outra veiculada por fontes da imprensa israelita, segundo as quais os EUA tinham sido informados sobre o ataque iminente em Beirute alguns minutos antes de ele acontecer.

O presidente dos EUA, Joe Biden, foi informado pela sua equipa de segurança nacional sobre o grande ataque israelita em Beirute, disse a Casa Branca. Mas não especificou quando é que Biden foi informado.

Uma alta autoridade dos EUA disse à ABC News que o alvo do ataque aéreo israelita em Beirute foi, efectivamente, o chefe do Hezbollah, Hassan Nasrallah. Segundo um relatório, Nasrallah e seus representantes estavam “fazendo uma visita rápida” à capital libanesa no momento do ataque.

Ataques provocam várias vítimas

Pelo menos duas pessoas morreram e 76 ficaram feridas nos últimos ataques israelitas contra o Hezbollah nos subúrbios ao sul de Beirute, informou o Ministério da Saúde libanês, descrevendo o número como preliminar.

Uma autoridade dos EUA disse ao The Times of Israel que Israel notificou os EUA sobre o grande ataque aéreo das IDF em Beirute já depois de os aviões estarem no ar e a operação em andamento.

Os EUA não tiveram qualquer conhecimento prévio do ataque, disse uma autoridade americana, falando sob condição de anonimato.

Um porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca também disse que os EUA não foram avisados ​​por Israel sobre nenhuma operação em Beirute hoje, acrescentando que Washington ainda está a reunir mais informações.

Teerão reage a ataque israelita ao líder do grupo pró-iraniano, Hezbollah

A embaixada do Irão no Líbano disse no X que o ataque israelita nos subúrbios a sul de Beirute, visando a sede do seu aliado, o Hezbollah, representa uma perigosa escalada que mudará o jogo e que "trará ao seu perpetrador uma punição apropriada".

“Este crime repreensível… representa uma escalada perigosa que muda as regras do jogo”, disse a embaixada iraniana.