qui, 19 set 2024
Sociedade

INAC regista mais de quinze mil casos de violência contra crianças

Um total de 15.088 casos de violência contra crianças, com destaque para a fuga à paternidade, com 6. 699, violência física, com 1.220 e agressão sexual, com 564 foi registado no primeiro semestre de 2024, informou, nesta quarta-feira, em Luanda, o director do Instituto Nacional da Criança (INAC), Paulo Kalesi.

Paulo Kalesi avançou os dados durante um seminário de capacitação aos agentes da Polícia Nacional sobre a protecção dos direitos da criança, promovido pelo INAC, com vista a mitigar o crescimento de actos de violência contra criança a nível das escolas.

O responsável fez referência que o INAC registou, no ano passado, através dos serviços de denúncias SOS crianças, nas componentes presenciais e telefónicas, 27. 282 casos de violência contra crianças em todo o território nacional.

No ano transacto, acrescentou, os casos de fuga à paternidade lideraram as estatísticas com 11.386 casos, seguido da violência física om 2. 909 casos bem como a violência sexual com 2.136 casos, sendo a província de Luanda a que apresenta mais casos de violência contra menores.