sex, 18 out 2024
Sociedade

Jovem de 14 anos devorado por jacaré quando tenta atravessar o rio em zona infestada, no Cuando Cubango

O desafio acabou em tragédia. Um rapaz de 14 anos foi morto por um jacaré a meio de uma prova de natação. Um grupo de jovens adolescentes quis ver qual deles atravessava mais depressa a nado o rio Cúbia, no Cuando Cubango. Mas os jovens escolheram uma zona infestada de jacarés, onde é proibido nadar, precisamente por se saber da presença destes animais altamente perigosos.

 A vítima foi surpreendida pelo jacaré quando atravessava o rio a nado com os amigos. O rapaz foi atacado e devorado pelo animal, enquanto os amigos escaparam por pouco.Em declarações ao Jornal de Angola, o porta-voz do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros, Albano Cutarica, explicou que a

O ataque foi tão violento, que os bombeiros só conseguiram recuperar a cabeça e o pescoço do adolescente, sendo que as outras partes do corpo foram devoradas pelo jacaré. E, mesmo assim, foram necessárias cerca de 72 horas de buscas ininterruptas até os efectivos darem por terminada a operação.

O porta-voz da Protecção Civil declarou que a negligência foi a principal causa para tragédia, uma vez que o local é conhecido da população e é de acesso proibido devido à presença massiva de jacarés.

Só em Janeiro deste ano a proteção civil registou mais de 20 casos de ataques, que resultaram em 14 mortes, com destaque para os rios Cuando, Cubango, Cuchi, Cuito e Cuebe que registam um número elevado destes répteis.