sex, 18 out 2024
Internacional

Israel confirma a morte do líder do Hezbollah e de vários comandantes do grupo pró-iraniano

As Forças de Defesa de Israel (IDF) disseram que o chefe do Hezbollah, Hassan Nasrallah, bem como outros comandantes importantes do grupo pró-iraniano foram mortos no ataque aéreo massivo de ontem em Beirute.

Nasrallah e o seu estado maior encontravam-se na sua sede subterrânea na capital libanesa quando foram atingidos, anunciaram as Forças Armadas israelitas.

A declaração foi feita numa altura em que o exército israelita intensificou os seus ataques aéreos contra o Hezbollah em Beirute e noutras zonas do Líbano, horas depois de Nasrallah ter sido eliminado com uma gigantesca explosão que deixou uma área da capital libanesa envolta em fumo e poeira.

Israel decapitou a liderança do Hezbollah

Nas últimas semanas, Israel conseguiu eliminar grande parte da liderança do Hezbollah.

Em comunicado, as IDF disseram que, além de Nasrallah, o comandante da chamada Frente Sul do Hezbollah, Ali Karaki — que sobreviveu a uma recente tentativa de assassinato — também foi morto no ataque da tarde desta sexta-feira, juntamente com outros comandantes importantes.

Nasrallah foi alvo de dezenas de bombas destruidoras de bunkers lançadas por caças das Forças Israelitas quando estava na sede principal do Hezbollah nos subúrbios de Beirute, um reduto do Hezbollah conhecido como Dahiyeh, a sul da capital libanesa.

A sede localizava-se no subsolo, por baixo de edifícios residenciais em Dahiyeh, explicou a IDF, anunciando mais tarde que o nome da operação era “Nova Ordem”.

“O ataque foi realizado enquanto os altos escalões do Hezbollah estavam na sua sede e coordenavam atividades terroristas contra os cidadãos do Estado de Israel”, declaram os militares.

O porta-voz do Exército, Tenente-Coronel Nadav Shoshani, disse que o ataque aéreo contra Nasrallah foi baseado em anos de rastreamento dele, juntamente com "inteligência em tempo real". Ele disse que Israel confirmou a morte através de vários tipos de inteligência, embora se tenha recusado a dar mais detalhes.

Hezbollah mantém o silêncio e não confirma a morte do seu líder

Por seu lado, o Hezbollah não confirmou as mortes, no entanto, uma fonte próxima do grupo disse à agência noticiosa France Press que o contato com Nasrallah foi “perdido” desde a noite passada.

“O contato com Sayyed Hassan Nasrallah foi perdido desde sexta-feira à noite”, disse aquela fonte.

Até agora, a única resposta do Hezbollah foi o lançamento de foguete contra o norte de Israel, bem como o lançamento de um míssil balístico sobre Tel Aviv e foguetes de longo alcance na Cisjordânia.

Israel avisa que vai continuar a atacar o Hezbollah

O chefe do Estado-Maior das IDF, tenente-general Herzi Halevi, avisou, entretanto, que Israel alcançaria qualquer um que ameaçasse o país e os seus cidadãos.

“Não é o fim das ferramentas na caixa de ferramentas. A mensagem é simples, para qualquer um que ameace os cidadãos do Estado de Israel, saberemos como chegar até eles”, disse.

Por seu lado, o porta-voz do exército disse que grande parte do arsenal do Hezbollah permanece intacto, apesar dos intensos ataques israelitas dos últimos dias, e deixou claro que Israel vai continuar a atacar o grupo apoiado pelo Irão.