João Lourenço defende a paz na região dos grandes lagos
O Presidente da República, João Lourenço, destacou, esta sexta-feira, em Luanda, a coragem das mulheres do continente que se levantam para negociar a paz, reconstruir as comunidades e sarar as feridas da guerra.
Ao discursar na abertura do Fórum de Alto Nível de Mulheres da Região dos Grande Lagos, João Lourenço admitiu que apesar "desses bons exemplos, as mulheres ainda estão muito sub-representadas nos processos formais de prevenção, gestão e resolução de conflitos armados e reconciliação entre partes desavindas".
Na visão do Chefe de Estado, as mulheres como cuidadoras, educadoras e líderes comunitárias têm assumido a liderança em iniciativas de paz nas comunidades, actuando como mediadoras e negociadoras para facilitar o diálogo.
"A paz na região dos Grandes Lagos não é apenas uma necessidade para os seus habitantes, mas também para todo o continente africano", reforçou João Lourenço, acrescentando que "temos de nos unir num esforço concertado para desenvolvermos os processos de paz já em curso e promovermos uma visão partilhada do desenvolvimento".
O evento decorre até sábado, sob o lema "Reforçar a Participação e a Liderança das Mulheres nos Processos de Paz e Segurança na Região dos Grandes Lagos”.