qua, 02 abr 2025
Política

João Lourenço felicita Daniel Chapo pela vitória alcançada nas eleições em Moçambique

O Chefe de Estado, João Lourenço, felicitou Daniel Francisco Chapo pela sua eleição ao cargo de Presidente da República de Moçambique, em resultado da vitória alcançada nas eleições realizadas no dia 9 deste mês.

A mensagem foi enviada, ontem, ao político moçambicano, que concorreu pelo partido FRELIMO, João Lourenço afirma estar seguro que a vitória de Daniel Francisco Chapo traduz a vontade e a esperança do povo moçambicano numa liderança que incremente, de forma activa e dinâmica, todas as iniciativas capazes de promover a realização dos grandes interesses da nação moçambicana pelo progresso, pelo desenvolvimento e a prosperidade do país.

Na mesma missiva, o Presidente da República refere-se, também, aos “actos que pretenderam manchar o exemplar processo que resultou na eleição de Daniel Francisco Chapo”, afirmando que “tem a expectativa de que as autoridades moçambicanas se empenharão firmemente na punição exemplar dos seus responsáveis”.

 
Imagem de capa da notíciaChefe de Estado felicita Daniel Francisco Chapo
 
 
João Lourenço sublinha que “queremos trabalhar juntos para fortalecer cada vez mais os laços históricos de amizade e de cooperação que unem Angola e Moçambique, em benefício do progresso e do desenvolvimento das duas nações”.
Exonerados directores do SIC e SME
O Presidente João Lourenço exarou, ontem, um decreto a exonerar os directores do Serviço de Migração e Estrangeiros (SME), João António da Costa Dias, e do Serviço de Investigação Criminal (SIC), António Paulo Bendje.
 
No mesmo decreto, o Chefe de Estado exonerou, igualmente, José Coimbra Baptista Júnior do cargo de chefe-adjunto do Serviço de Informação e Segurança do Estado, o comissário de Investigação Criminal, Fernando Manuel Bambi Receado do cargo de director-geral adjunto do Serviço de Investigação Criminal, bem como Luciano Tânio Jorge Custódio Mateus da Silva do cargo de Director do Corpo Especial de Segurança para Minerais Estratégicos.
 
Noutro decreto, o Presidente João Lourenço nomeou Luciano Tânio Jorge Custódio Mateus da Silva, para o cargo de director-geral do Serviço de Investigação Criminal e José Coimbra Baptista Júnior, para o cargo de director-geral do Serviço de Migração e Estrangeiro.
 
Fonte: JA