seg, 16 set 2024
Internacional

Naufrágio em Palermo, Itália. Tornado afunda veleiro em Porticello com 22 pessoas a bordo

Um morto e 6 desaparecidos, é o resultado do naufrágio de um veleiro britânico de luxo que foi apanhado por um tornado quando se encontrava fundeado à frente do porto de Porticello, em Itália. Das 22 pessoas que se encontravam a bordo, uma morreu e outras seis estão desaparecidas. No entanto, mergulhadores das equipas de resgate viram cadáveres pelas vigias da embarcação.

O naufrágio aconteceu subitamente e afundou o Bayesan. A tempestade  partiu o enorme mastro do veleiro, que  afundou , quebrado pela fúria do tornado e de ondas capazes de virar uma embarcação altamente tecnológica de 56 metros e 473 toneladas . Segundo o jornal Corriere della Sera, o comandante ainda disparou um foguete para dar o alarme, mas já era demasiado tarde. Fabio Cefalù, pescador, contou ao jornal italiano o que aconteceu: “Por volta das 15h55, assistimos ao tornado. Depois de um quarto de hora ,vimos um foguete a 500 metros do cais. Por volta das 16h35, saímos para o mar para prestar socorro, mas só vimos os restos do barco flutuando. Não havia homens no mar. Então, ligamos imediatamente para o escritório do capitão do porto."

Abraçada à filha, Sophia, de apenas um ano, Charlotte Golunski, 36 anos, sobrevivente do naufrágio,  recorda o pesadelo que passou a bordo do Bayesian. “aterrorizada pelo trovão, pelos relâmpagos, pelas ondas que fizeram dançar o nosso barco ” , contou,  ela e o marido, James Emsilie, abandonaram a cabina e subiram ao convés com a menina ao colo. “Foi corrida para o desastre, porque estava um inferno e eu e o meu marido lutávamos para não cair ao mar», afirmou.

A história que emociona os médicos e enfermeiras do hospital infantil de Palermo, para onde Charlotte foi levada com a filha. O marido, inicialmente internado noutro centro de saúde, juntou-se a elas ao meio-dia. James  correu pelo hospital e, ao ver sua mulher e a sua pequena filha, abraçou-as. «Um aperto sem fim, com eles chorando muito. E nós também..." , contou o chefe do hospital, Domenico Cipolla, garantindo que, apesar da ansiedade, estão "os três em boas condições. Exames ok".

Veleiro projetado para viagens de luxo tem o segundo mastro mais alto do mundo

O Bayesian é um veleiro  de luxo, construído pelo estaleiro Perini Navi Viareggio em fevereiro de 2008. Foi renovado em 2020 e possui o segundo mastro mais alto do mundo e o maior mastro de alumínio, com 75 metros. O veleiro foi projetado para viagens de luxo e construído com casco e superestrutura de alumínio, com um convés de teca. A embarcação possui dois motores diesel MTU de 8 cilindros e 965 HP, navega a 12 nós e atinge uma velocidade máxima de 15 nós. Possui um deck de 436 metros quadrados e seis cabines numa área de 143 metros quadrados. O barco tem espaço suficiente para o proprietário e 11 convidados, além dos 10 tripulantes. 

Está agora a 57 metros de profundidade no fundo do mar, onde, no seu interior, ainda se encontram estão seis cadáveres presos,. O corpo de um homem foi encontrado ao lado do barco.