qui, 14 nov 2024
Sociedade

Polícia deteve falsos fiscais que extorquiam comerciantes de cantinas

Um cidadão que se fazia passar por fiscal na zona do Calemba2, extorquindo dinheiro de pacatos cidadãos que ali desenvolvem actividades comerciais, foi detido pela Polícia Nacional, no âmbito da Operação Pré-Quadra Festiva.

O cidadão em causa faz parte de um grupo de três supostos fiscais acusados de usarem falsos coletes da Fiscalização e passes, como se de verdadeiros fiscais se tratassem e desenvolviam actividade ilícitas.

 Os comerciantes, cansados das chantagens dos três acusados dos quais dois estão em fuga, denunciaram o caso junto da Esquadra de Polícia do Calemba2, que realizou diligencias resultando na sua detenção. 

 Durante a Micro-operação, a Polícia deteve um jovem de 26 anos, acusado de misturar óleo com água num bidão de 20 litros e ter comercializado a 30 mil kwanzas, numa cidadã no mercado do Calmeba2. 

 No total foram comercializados três bidãos de óleo falso, arrecadando no total 90 mil kwanzas de pacatas cidadãos que pretendiam usar o produto para fins comerciais.

 O porta-voz da Polícia Nacional em Luanda, superintendente-chefe Nestor Goubel, sublinhou que a operação decorreu no período entre 25 a 31 de outubro, onde foram detidos 42 cidadãos suspeitos de cometerem crimes diversos como assaltos em residências e na via pública, burlas, rixas entre grupos rivais.

 Durante a operação foi desmantelada três grupos de supostos criminosos denominado os Baxeira, os Peso pesados, e os Vinte buscar que autuavam na zona do Kimbango, Fofoca, Palanca,  

 Nestor Goubel explicou que as operações vão continuar em toda a extensão do município do Kilamba Kiaxi com objectivo de reduzir a criminalidade, essencialmente a violenta, que tem retirado a tranquilidade dos cidadãos.

 Duas armas de fogo do tipo pistola, oito bidons de gasolina, quatro máquinas de jogos de moeda, vários eletrodomésticos foram recuperados pelas forças policiais.