Ponte sobre o rio Cunene fica concluída em Janeiro
As obras de construção da nova ponte sobre o rio Cunene, na localidade de Sachitemo, município da Chicala Cholohanga, no Huambo, vão ser concluídas no mês de Janeiro do próximo ano, garantiu, terça-feira, o governador provincial.
No final de uma visita de constatação do desenvolvimento das obras de construção daquela infra-estrutura, Pereira Alfredo disse que a nova ponte, orçada em cerca de 372 milhões, 236 mil e 513 kwanzas, no quadro do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), vai facilitar a mobilidade das pessoas e bens.
O governante assegurou que depois de cinco anos, a comuna do Sambo vai voltar a estar ligada por estrada às outras localidades da província, depois de a ponte anterior ter desabado no mês de Fevereiro de 2020. “Os trabalhos decorrem a bom ritmo e há um engajamento muito forte da empresa construtora”, disse.
Pereira Alfredo informou que todos os meios estão mobilizados e à disposição da empresa construtora para a conclusão dos trabalhos, tendo em conta que nos próximos tempos a comuna do Sambo vai ascender à categoria de município. “A ligação por estrada vai permitir o surgimento de vários serviços e, consequentemente, o crescimento da região”, acrescentando que no âmbito do Plano de Emergência do Governo do Huambo, outras acções serão realizadas.
O responsável da empresa construtora disse que a obra está em 65 por cento de execução física e, neste momento, está a ser feito o enchimento das bases de betão, que vão suportar os tabuleiros metálicos da ponte.
Carlos Gomes explicou que a ponte com 7,5 metros de largura e 45 de comprimento, vai ter a capacidade para suportar 60 toneladas.