Zelensky alerta que Rússia prepara-se para "grande guerra" em 2029 ou 2030
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, alertou que a Rússia pode estar a prepara-se para uma "grande guerra" na Europa, "em 2029 ou 2030", no continente europeu e defendeu a necessidade de haver uma "forte pressão" sobre o país liderado por Vladimir Putin.
"Precisamos de pressionar mais a Rússia. De acordo com a situação no campo de batalha, não vemos que a Rússia queira parar. O problema é que, observando a indústria militar russa, vemos que estão a aumentar a sua produção. E a nossa avaliação é que querem continuar esta guerra", começou por considerar o presidente da Ucrânia numa publicação na rede social X.
Zelensky defendeu que, se existir uma "forte pressão", a Rússia "precisará de uma pausa". No entanto, defendeu a necessidade de "reconhecer" que o país liderado por Vladimir Putin "quer uma grande guerra", que poderá acontecer em "2029 ou 2030".
Neste sentido, Zelensky afirmou, ainda, que é necessário "pensar" em como deter a Rússia na Ucrânia e "fazer tudo para diminuir as suas capacidades".
O alerta de Zelenky surge um dia após o Canadá ter aplicado novas sanções contra Moscovo, visando sobretudo o setor energético russo. As sanções canadianas têm como alvo 13 indivíduos e 11 entidades, várias das quais envolvidas no desenvolvimento e execução do programa de drones da Rússia, segundo um comunicado de Otava.
Fonte: NM
