Diplomatas destacam importância da paz para o desenvolvimento
O embaixador de Angola na Argentina, Azevedo Francisco, sublinhou, terça-feira, a importância da paz como condição essencial para o desenvolvimento, recordando que o fim do conflito armado permitiu ao país avançar em áreas fundamentais, como as Infra-estruturas, Educação e Saúde.
“Guerra gera atrasos”, afirmou o diplomata, durante a Conferência Internacional “Angola 50 anos”, promovida pela Embaixada angolana, no âmbito das celebrações do cinquentenário da Independência Nacional.
Azevedo Francisco reforçou a necessidade da defesa do diálogo e da cooperação internacional como caminhos para a prosperidade dos povos.
Durante o evento, decorrido na Universidade de Morón, em Buenos Aires, o embaixador apresentou uma retrospectiva histórica dos 50 anos da Independência de Angola, destacando os principais marcos políticos, sociais e económicos. A conferência reuniu diplomatas, académicos, investigadores, estudantes e especialistas de Angola, Brasil e Argentina, num espaço de reflexão sobre o percurso histórico, os desafios actuais e as perspectivas futuras do país.
O professor catedrático angolano José Octávio Serra Van-Dunem abordou o tema “Angola 50 anos, novos rumos”, tendo destacado que o futuro do país passa por fortalecer a cidadania, valorizar o capital humano e investir na educação e emprego.
Segundo o académico, “quem governa deve reconhecer que muitos dos valores fundamentais pertencem aos governados e precisam ser resgatados”. Defendeu, ainda, que a criação de novos espaços de participação social pode evitar desagregações e contribuir para um modelo de governação mais inclusivo e sustentável.