Presidente dos EUA deverá visitar Angola nas próximas semanas
O presidente norte-americano deverá visitar Angola nas próximas semanas, anunciou a Agência Reuters. A confirmar-se, será uma visita histórica, tanto por ser a primeira visita de um presidente norte-americano a Angola, como a primeira e, provavelmente, a única viagem de Biden a África durante o seu mandato.
A viagem deverá acontecer nas semanas após a Assembleia Geral das Nações Unidas, que se reune entre 22 e 23 de Setembro, e antes das eleições presidenciais de 5 de novembro.
Angola é um dos principais produtores de petróleo do mundo e um país rico em recursos minerais e agrícolas, além de ser uma potência regional.
A aproximação entre os dois países tem-se intensificado por iniciativa do presidente João Lourenço, cuja estratégia diplomática passa por evitar que o país tenha uma excessiva dependência económica da China, abrindo portas a outros parceiros estratégicos, como os EUA e outros países ocidentais. Por outro lado, Washington está envolvido numa competição com a China e a Rússia pela influência política e económica em África.
Visita em fim de mandato retira importância à visita
Contudo, a visita de Joe Biden a Luanda não significa que os EUA vão intensificar automaticamente o investimento económico em Angola, porque o país não tem um historial que ofereça muita estabilidade e segurança aos investidores estrangeiros.
Politicamente, embora seja uma importante vitória diplomática de João Lourenço, a visita poderá perder algum significado porque Biden está em fim de mandato e uma eventual eleição de Donald Trump em novembro poderá significar que Angola fique para trás e a visita resulte, a prazo, num fracasso, porque o que Biden disser agora não será necessariamente o que Trump fará no futuro.