qua, 04 dez 2024
Internacional

Kamala Harris recebe apoio de Obama e ganha nas sondagens

A candidatura de Kamala Harris à Casa Branca recebeu, esta sexta-feira, o apoio do ex-Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e da sua mulher, Michelle Obama. Era o apoio que faltava entre as principais figuras do Partido Democrata. Entretanto, uma nova sondagem do New York Times veio confirmar a trajectória de subida de Harris na corrida presidencial contra Donald Trump, embora não seja ainda garantia de vitória nas eleições presidenciais de novembro. Uma coisa é certa: a candidatura da vice-presidente deu um grande impulso à campanha dos democratas, que estava em franco declínio antes da desistência de Joe Biden.

Obama e a ex-primeira-dama Michelle Obama disseram numa declaração conjunta que Kamala Harris tem "a visão, o caráter e a força" para governar o país.

Em comunicado, os Obama disseram que "não poderiam estar mais entusiasmados" em apoiar Kamala Harris, e prometeram fazer "tudo ao seu alcance" para ajudar a elegê-la. "Concordamos com o presidente Biden. Escolher Kamala foi uma das melhores decisões que ele tomou. Ela tem o currículo para provar isso", diz a nota, onde lembraram o currículo de Kamala Harris como procuradora-geral, senadora e vice-presidente.

"Não existe dúvida nas nossas mentes de que Kamala Harris tem exatamente o que é preciso para vencer as eleições. Num momento em que os riscos nunca foram tão altos, ela nos dá a todos motivos para termos esperança."

A nota foi acompanhada de um vídeo onde Harris recebe um telefonema dos Obama de apoio à candidatura. "Oh, meu Deus. Michelle, Barack, isso é tão importante para mim", diz a candidata no vídeo.