Terminal de Águas Profundas vai trazer benefícios directos
O Terminal de Águas Profundas do Caio é um projecto estruturante que vai impactar positivamente na economia local e criar benefícios directos na vida da população de Cabinda e, também, dos países vizinhos e da região do Golfo da Guiné, afirmou, segunda-feira, o ministro dos Transportes.
Ricardo d’Abreu, que falava à margem da visita que o Presidente da República, João Lourenço, efectuou às obras de edificação do Terminal, acrescentou que a infra-estrutura já se encontra numa fase avançada de execução, para a concretização do sonho antigo da população de Cabinda de ter um porto devidamente equipado.
O ministro dos Transportes garantiu que até ao final do ano algumas infra-estruturas, como a ponte, o edifício de inspecção e a ponte de passagem, já estarão disponíveis no Terminal de Águas Profundas do Caio.
No início do próximo ano, disse, serão montadas as gruas STS, equipamentos que vão dar maior eficiência às operações no Terminal de Águas Profundas do Porto de Cabinda.
Ricardo d’Abreu informou que as obras do Terminal de Águas Profundas do Caio, considerado catalisador da prosperidade e do desenvolvimento socioeconómico da província de Cabinda, já atingiram um nível de execução física na ordem dos 68 por cento.
O projecto, disse, vai gerar receitas significativas para a região e servir de forma efectiva como elemento-chave para o desenvolvimento económico e para a criação de novos empregos.
Para o ministro dos Transportes, o Terminal do Caio representa igualmente uma oportunidade para se estabelecer como centro de distribuição regional capaz de servir os países vizinhos e outros encravados.